segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Superando Conflitos no Casamento

O filme Prova de Fogo é um ícone de superação de conflitos no casamento. Em breves linhas, o filme traz lições de como superar e reacender a chama do amor, mesmo quando tudo já parece perdido.

 A seguir algumas frases do referido filme que podem iluminar o caminho de todos aqueles que acreditam no amor e no casamento.

3."Aquilo em que você investe tempo, energia e dinheiro, se tornará mais importante para você. É difícil se importar com algo em que não investiu."
Isso é muito interessante, investe-se em média 80 horas mensais, cinco anos, tempo, dinheiro e energia, muita energia com aulas, trabalhos, papers, provas, dissertações, num curso superior para se tornar expertise num determinado assunto.
Mas investe-se pouco no casamento, a maioria das pessoas não faz cursos sobre casamento, não leem livros sobre o tema, investem pouco em terapia de casal ou individual, como se aquilo não tivesse tanta importância e quando percebem acabam  investindo tempo, dinheiro e muita energia em divórcio, sofrimento  e mágoas.

Então a lição dessa frase é dedique-se para o seu casamento e invista tempo, energia e dinheiro.

4. "Embora o amor seja comunicado de diversas maneiras, nossas palavras podem refletir a condição do nosso coração."

A palavra falada realmente é poderosa, tanto que a terapia é pela fala, e ela pode ser um diamante ou uma dinamite em sua vida.  A comunicação é muito mais do que a fala, visto que setenta por cento não é o que se fala, mas como se fala. As falhas de comunicação decorrem inúmeras vezes de um coração machucado e tantas e tantas vezes, não é mais a pessoa que fala, mas a mágoa que fala por si, ou a raiva.

É fácil entender isso, basta lembrar quantas vezes  você em discussões não disse coisas que realmente não pensava ou sentia porque estava tomado por um sentimento de raiva, medo ou mágoa ou ainda só para causar desconforto a outra pessoa. (Muitas vezes não sou eu quem falo, mas a mágoa que fala em mim.)  A lição é examine seu coração, antes de falar, e acima de tudo comunique seu amor de forma carinhosa e  assertiva.


5."É tarde demais para pedir que você envelheça comigo?"
Quando há amor, atitude e disponibilidade interna para mudar  nunca é tarde para perdoar e ser perdoado.

Para zerar os cronômetros e começar de novo do marco zero.Nunca será tarde demais para criar um projeto de vida  com a pessoa amada. A lição é acredite e tenha atitude, transforme intenção em ação


6º "Nunca abandone seu parceiro principalmente num incêndio (conflitos)"
Aqui  vale a pena ponderar quantas vezes  abandona-se  o cônjuge  física e emocionalmente quando surgem os conflitos,como se essa fosse uma maneira eficaz de resolvê-los, quando não o é.

Abandono não constrói nada, a não ser mais abandono.Seja você o primeiro a apagar o incêndio. A lição é acolha seu cônjuge mesmo quando houverem os  conflitos.

7º " O fogo vai se aproximar, mas isso não significa que precisa desistir."
Todo o casamento passa por conflitos(fogo), mas nem todos os conflitos precisam resultar em divórcio.

Desistir precocemente pode parecer o caminho mais fácil e curto para se abreviar a dor, mas isso é apenas ilusão. É importante sinalizar que a dor do divórcio nem sempre será menor que a dor pela qual passa-se ao lutar por um amor. Acabar logo com o casamento para seguir em frente é muito mais que desistir do outro é desistir de si mesmo. A lição é lute pelo seu casamento antes de pensar em divórcio.

8º “Aprendemos muitas lições de um jeito difícil”
Quisera já nascer sabendo, mas na vida há sempre um convite a aprendermos e apreendermos novas lições, há o tempo certo e cabe a nós sermos bons alunos.

Mas sempre haverá aqueles que ficam escrevendo a mesma história e simplesmente se negam a crescer, para estes só resta o jeito difícil. A lição é seja um bom aluno e coloque em pratica as lições do amor.

9º “Eu só me preocupava com meus direitos e minhas necessidades”.
Quase todas as pessoas se preocupam com as suas necessidades, até ai não tem problema!!!
O problema começa quando não enxergam  as necessidades e direitos do outro cônjuge. E para piorar, quando acreditam  que o outro cônjuge é que tem problema em não proporcionar o bem estar almejado.
É realmente curioso, quantas vezes no processo terapêutico, ouvimos os desejos e sonhos da pessoa (paciente) e os defeitos e limitações do outro.
Isso precisa ser equacionado, alinhado para que o casamento funcione. É preciso perceber que o outro não pode ser apenas a fonte de satisfação de meus sonhos e desejos.

O primeiro passo para isso é deixar o cônjuge na “sala de espera”, para que então consiga olhar para si, suas limitações e promova mudanças em si mesmo e por conseguinte no outro.

Reflita e coloque em prática essas nove  lições, até que deixem de ser lições e passem a fazer parte do seu modus vivendi e construirá um casamento  à Prova de Fogo.

A psicoterapia e a leitura do livro Desafio de Amar pode ser uma ótima escolha para aqueles que querem se aprimorar. Texto da Psicóloga Lilian Ramos