segunda-feira, 23 de março de 2020

Quando a Mágoa e a Culpa Moram Juntas

O adultério é uma dor incalculável, sofre tanto o adultero como o cônjuge, e os dois precisam ser assistidos na terapia.

41999872507Ao descobrir a traição, o cônjuge sente uma profunda mágoa e não raras vezes tenta entender as motivações do outro, o que é inócuo, pois a lógica não alcança a compreensão.

O adultero por sua vez sente culpa não só pelo que fez, mas principalmente pelo sofrimento que vê estampado no rosto do cônjuge. A dor emocional causada dá o start na culpa do adúltero.

Quando a mágoa e a culpa moram juntas o melhor a fazer é procurar terapia de casal, pois o casal entra num paralisia emocional, numa espécie de loop. De um lado, o magoado se vitimiza, desenvolve autopiedade e acusa e o cônjuge e de outro o culpado se fecha, se condena e às vezes recepciona insultos, passando de algoz a vítima e assim seguem no ciclo emocional que se retroalimenta, numa espécie de guerra fria.

A  Terapia auxilia o casal, que querem superar essa situação,  a fazer essa travessia entre a dor e o amor, criando um novo ciclo de amor e respeito Texto da Psicóloga Lilian Ramos